8 de mar. de 2008

Itens da gaiola :)

Um hamster deve possuir, no mínimo, uma gaiola. Recomendo que comprem uma e não façam uma em casa, a não ser que sejam especialistas nisso. Compre uma gaiola realmente espaçosa, porque, por maior que ela seja, grande espaço será 'comido' pelo comedouro, bebedouro, rodinha, casinha e outros. Para vocês terem uma idéia, possuo um único hamster e ele possui uma gaiola de cinco andares apenas para si.
Aqui vão algumas dicas básicas para seguir na hora de comprar as coisas para seu hamster.


Gaiola:

Deve ser espaçosa e possuir pouco espaço entre as grades. Obviamente possuirá a base de plástico, prefira gaiolas com abertura para essa parte.* Hamster ADORAM brincar lá.
Você perceberá, com o tempo, que a pata do animalzinho afunda conforme ele vai andando pela gaiola. Há um jeito de se resolver isso. Compre uma daquelas telinhas que se vendem em lojas geralmente especializadas em plásticos.**


Comedouro:

Pode ser feito de madeira, plástico ou qualquer outra coisa. Porém, prefira o de plástico, que exala menos odor. Deve estar sempre cheio e não se importe se seu hamster subir em cima dele para comer: eles sempre farão isso.


Bebedouro:

Existem os tipo mamadeirinha e os que são como os comedouros. Recomendo os mamadeirinha, pois são de fácil sucsão e os tipo tigela podem fazer com que seu hamster acaba caindo dentro dele, o que, no frio, pode render um resfriado.


Casinha:

Podem ser de madeira ou plástico, também. Possui as duas. Recomendo mil vezes mais a de plástico, porque a de madeira exala um cheiro insuportável e que é passado para seu hamster. Quando sua hamster(se for fêmea) levar palhazinhas e algodões para a casinha, PODE ser sinal de que esta prenha.


Brinquedinhos:

Brinquedinhos como rodinhas(que meu hamster ignorou :[ ) são uma boa pedida. O hamster necessita da rodinha para se exercitar, mesmo que cavucar palhas seja muito cansativo. Você também pode inventar brinquedos, como rolos de papel higiênico.



*Hamster amam ir para a parte onde se encontra a palha e ficar cavucando lá. Caso a gaiola que você vá comprar não possua essa abertura, faça como eu fiz com a gaiola do meu: corte com alicate alguns ferrinhos. Porém, cuidado paa não deixar as pontinhas machucar seu bichinho. Caso não queira cortar a gaiola, se possível, tire a base toda de lá, mas saiba que você tirará grande espaço cujo seu hamster poderia andar.
** Hamsters gostam tanto dessa tela que, onde você não colocá-la, dificilmente ele andará no local. Na hora de pôr essa tela, vá passando ela entre os ferrinhos da grade.

10 comentários:

Anônimo disse...

Tem q ter mt cuidado na escolha da gaiola para os hamsters pequeninos d+ como chineses, russos e roborovsky aconselho uma gaiola q seja metade fechada e com poucos degraus de arame para a escalada pq corre o risco de quebrarem a patinha! :S
tbm não gosto de gaiolas inteiramente fechadas de plastico pq não corre circulação de ar! :S
outra coisa aquele novo mini gaiola de extenção ovo pad da habitrail é horrivel não tem quase buraquinhos, sinceridade pq fabricaram aquilo! imagine q no BR com tanta umidade aquele ovinho deveria ficar uma sauna! :s tem gente q ainda compra coisa parecida! cruz credo!
Annie "hamstermania"

Anônimo disse...

Olá, a casinha deve ser de preferência do tipo aquário, pois assim o hamster tem menos chance de se machucar...

A minha tinha uma gaiola de ferro assim, até fraturar a patinha....

Beijos!

Anônimo disse...

Michelle, nesses caso o recomendável são gaiolas terrário (de plástico) ou meio terrário. O aquário acumula muito cheiro, além de ser bem caro.
O fato do hamster prender a pata entre as grades do chão da gaiola pode afetar mesmo a saúde dele, causando uma doença chamada 'Cogumelos nas Patas' que dificulta muito a vida do hamster. Para combater esse problema, basta pôr a telinha de plástico intercalando nas grades do chão da gaiola! ^^
Mais informações sobre esse assunto em: www.hamstermania.forum-free.org .

renan disse...

A casinha do meu hamster eh de madeira (daquelas de passarinho), e nunca deixou cheiro algum nele =D
(ainda bem)huhu
mais por exemplo:em uma gaiola de quatro andares (a minha) vivem três hamster dois machos e 1 femea...os 2 machos brigam e a femes tbem.Ela só se da bem com o outro macho...então eu divido a gaiola em 2 partes para cada...soh que uma das partes fica sem a serragem...tem algum problema deles viverem sem a serragem?Ai eu trocava cada dia um ficava na parte sem a serragem só que o outro macho escapava e brigava com o outro macho...tem algum problema deles viverem sem a serragem?por favor me responda o mais rápido possivel

Lotter disse...

se eles viverem sem a serragem dificulta a criação de ninhos deles, mas pode ser improvisado com papel ou algodão, e machuca um pouco a pata deles

Vittoria disse...

Estou pensando em ter um hamster...
Tenho um aquario e penso em botar ele la
Preciso mesmo de serragem ou pode ser algodão mesmo ?
A casinha onde ele ira dormir tem que ser grande e ventilada ou pequena e fechada ?
Me respondam logo
Abraços

Anônimo disse...

Vittoria,
Ter um hamster é ótimo, vá em frente!
Você pode usar o aquário, mas recomendo gaiolas do tipo engradado, já que aqui onde moro faz muito calor e estas tem melhor ventilação.
Precisa ser cerragem, pois se o algodão se prender nas patas do animal ele pode ter problemas circulatórios e até ter que amputar! Use cerragem de pinheiros ou de demais Pinus, já que são melhores para não causar alergia.
A gaiola deve ser grande e ventilada, porém a casinha onde ele irá dormir deve ser pequena e fechada. Eu fiz a dos meus hamster com embalagens plásticas de achocolatado bem lavadas e secas, e é ótimo, pois o interior desses recipientes são escuros, do jeito que os hamsters gostam.
Abraços, Eugênia

www.happyhamster.webnode.com.br - Criação selecionada de hamsters sírios

Lara Diamonds disse...

a gaiola da minha hino-san é pequena de base de plaástico e uso serragem, comprei rodinha pra ela mais ela rueu tudoeacabou quebrando a rodinha =/, pretendo compra outro hamster ai eu compro uma gaiola mais espaçosa por enquanto a dela ta boa ^^

Anônimo disse...

Se o seu hamster for femea e melhor comprar um macho porque se for dois machos eles brigam e duas femeas tambem tem que comprar os sexos diferente.......bjijus sabrina

Pamela disse...

Olá eu vou ter um hamster a daqui uns dias e a jaulinha dele é um aquario antigo aqui de casa e eu estou com muitaa dúvida pelo bebedouro como eu ponho ele ali :\


Se quiserem responder no meu email . aqui está Pamelagomes_ls@hotmail.com
Obg :3