18 de mar. de 2008



Perguntas, sugestões, elogios e críticas.

Esse espaço é dedicado á todos aqueles que gostariam de me fazer perguntas, sugestões elogios ou críticas.



Ultimamente tenho ficado sem inspiração para continuar postando coisas sobre hamsters, mas quero continuar fazendo o site evoluir! Por isso, peço a ajuda de vocês para comigo.


Caso você queira me enviar um recado mais privado, utilize o email do site (caso o link não funcione, o email é seuhamster@yahoo.com.br).


Porém, por favor, peço que não me enviem comentários dizendo: "Ai! Eu odeio o hamsters! O Site tá horrível!!" Por favor, né? Se não gosta de hamsters, não deveria nem ter entrado no site, já que, como você deve ter visto na própria URL dele, está escrito SEU HAMSTER e, portanto, logo se imagina que é dedicado a todos aqueles que possuem hamsters. E mais: aceito CRÍTICAS e não CHINGAMENTOS! Critique, mas saiba criticar.

Espero que naveguem sempre nesse site, que foi feito com tanto carinho, para você, leitor, que está ocupando seu tempo, para ler isso aqui...

Grata, Lila*

16 de mar. de 2008

Hamster Resfriado! @.@


Oii!
Finalmente... estou aqui postando novamente! =)
Lembrei-me, com esse frio aqui em SP que os hamsters podem ficar resfriados. Aqui, num texto mais ou menos breve, vou tentar falar como vocês devem proceder.
Estou no Inverno ou no Outono e em minha cidade está muito frio para meu hamster e ele ficou resfriado, que devo fazer com ele?
1- A primeira providência(e acredito que a mais importantes) é pôr um pano, colcha, toalha ou algo de tecido em cima da gaiola do animalzinho, mas que cubra ela toda! Assim, não há mais correntes de ar.
2-Coloque um outro pano no chão da gaiola, pois eles esquentam. Evite algodões, pois podem fazer o hamster engasgar e acabar morrendo (Aproveitando o assunto, digo-lhes: não dêem papel higiênico aos seus hamsters, pois, enquanto roe o papel para deixá-lo ao seu gosto para por na gaiola ou ao enfiar o papel na boca o hamster pode acabar fazendo o papel higiênico molhar e ficar grudado na boca, o que pode fazê-lo se engasgar ou engolir aquilo.).
3-Se você dá algum complemento alimentar ao seu hamster, aumente em uma gota(se for por gotas) a dose, pois o hamster precisa se alimentar.
4-Se o bicho têm a HamsterBall, deixe-o mais tempo nela. A vida dele não pode parar, e em movimento, evita-se que ele hiberne.
ATENÇÃO ¹: Se o seu hamster hibernar, acorde-o IMEDIATAMENTE, pois o animal não se preparou para hibernar, podendo acabar por morrer.
ATENÇÃO ²: O que foi citado acima não são REGRAS, mas podem ajudar seu hamster a não pegar um resfriado, portanto, no frio, previna-se: hamsters são extremamente frágeis.
=)
ATENÇÃO ³: Você terá que comprar os panos que for deixar na gaiola, pois os hamsters os roem.
Beeejos ;*
Ateh o próximo post! x)

HamsterBall


Oiis Pessoal! =)
Vim aqui para falar da Hamster Ball... Acredito que ela mereça um post aqui... de tão útil que é!
Seus benefícios:
*Se sua gaiola for pequena, o hamster pode andar pela casa tranqüila mente sem correr o risco de ser comido por um gato, algo cair em cima dele e esmagá-lo...
*Enquanto você lava a gaiola do bicho, têm onde deixá-lo.
*É ótima para você que gosta de mimar seu hamster, como eu! =P
O preço da HamsterBall varia de R$15,00 até R$45,oo. Sim, varia bastante. Elas existem em três tamanhos: Pequena, média e grande. Utilizo a grande, mas devo alertá-los de que ela ficou demasiado grande para meu hamster...
Como utilizar a bola:
*Lave-a de vez em quando: o cheiro, ás vezes, fica insuportável para o animalzinho.
¹ - Meu hamster fica levando muitos capotes quando entra na bola e sai correndo! Essa bola não presta mesmo, viu?!
Presta sim. Acham mesmo que se não prestasse eu mostraria aqui?! Tudo que aqui falo é antes testado, portanto, por favor, não criem essas idéias na cabeça. Voltando ao assunto dos capotes que seu hamster leva. O problema é que o hamster ainda não se acostumou com a bola e não conhece muito o peso dela, os diâmetro, que força deve pôr para andar, fazer curvas e etc. Exatamente por isso, têm dificuldade em controlar a HamsterBall, fique tranquilo(a), seu hamster logo se acostumará com ela.

13 de mar. de 2008

Meu hamsters ficam brigando!!

Você comprou dois ou mais hamsters e eles ficam brigando demais? Aqui, vou tentar ajudá-los.

*Pode ser o cheiro que algum deles acabou pegando em algum lugar?

Provavelmente, não. Caso fosse, se o hamster estivesse com o cheiro de comida, um comeria o outro.


*Que é que eu tenho que fazer?

A primeira coisa é comprar uma gaiola nova! Assim, os dois ficarão separados, porém certifique-se que uma gaiola ficou demasiadamente longe da outra, para que um não sinta o cheiro do outro: assim, o mais forte não se irritará e o mais fraquinho não ficará amedrontado.


*Mas eu não tenho dinheiro para comprar uma gaiola nova!!

Se é assim, procure alguma coisa de metal, vidro ou qualquer material que o hamster não vá roer e que seja grande, coloque lá dentro um potinho com água e um com ração. Limpe com mais fraquência que a gaiola, caso essa morada não tenha grades, para que o cheiro torne-se menor. Mas lembre-se: compre uma gaiola o mais rápido possível! Ok? :)

Espero ter te ajudado!!!

9 de mar. de 2008

Adestrando seu hamster.

Pois bem. Se aqui você esperava encontrar instruções de como fazer seu hamster 'dançar', pode fechar a tela. x.x' Acho um CRIME essas coisas... Hamster NÃO SÃO palhaços para se fazer isso com o bichinho. Dizem que, até pode-se chegar a um ponto que só do bichinho ouvir a música já ocmeça a dançar. Image se, enquanto ele está extremamente doente, essa música toca e ele começa a dançar? É uma delícia observar o bichinho correndo pela gaiola, porque não se divertem assim com ele?

Aqui, eu os ensinarei a fazer seu animalzinho começar a atender pelo nome.

1 - Pegue a semente favorita do hamster.
2 - Coloque sua mão dentro da gaiola com a semente na mão.
3 - Fique chamando-o pelo nome até que ele venha.
Faça isso até que atenda pelo seu nome.

Aqui, eu os ensinarei a fazer seu hamster a começar a obedecê-lo.

Essa parte depende muito do tempo que vocês já estão juntos. Se já faz umas três semanas, pode começar a fazer isso com ele.

Crie um comando negativo e um positivo.
O negativo só deverá ser usado quando o hamster fizer algo de errado, deve ser usado com a voz firme, grossa e sem ser ou grito ou um sussurro. Não se deve dar tapas no bicho. Outra coisa: você só pode usar esse comando quando pegá-lo 'no flagra'. Se ele fizer algo errado e você só der a bronca 5 horas depois, ele não irá entender.
O positivo vai ser usado todas as vezes que o hamster fizer algo certo ou que te agrada. Tipo quando ele sobe na sua mão ou não te morde. Sempre recompense-o quando usar essas palavras. Isso deverá ser dito com a voz alegre, fina e amigável.

Meu hamster fica bravo quando me aproximo dele!! Que devo fazer?

Já ouvi falarem muito nisso, ainda bem que nunca tive problemas tão graves assim com meu hamster!

Se o bichinho ainda está nos primeiros dias em sua casa, é natural que fique extremamente irritado (o meu demorou algumas semanas para parar de gritar comigo... -.-' XD). Tenha paciencia. Aqui vão alguns passos para tentar fazê-lo se acostumar com você. :)

1 - Deixe-o sozinho por uns dois dias, para que se sinta seguro no lugar, por mais que faça tempo que ele esteja com você. A parte de deixá-lo 'em paz' é a mais difícil!

2 - Depois desse tempo, vá visitá-lo. Lave a mão(para que sua mão não fique com um cheiro muito estranho) e vá para a gaiola do hamster. Deixe-o cheirar sua mão por algum tempo.

3 - Pegue a semente, legume ou petisco favorito do seu amiguinho(durante os dois dias que se passaram você irá observar o bichinho, só não irá tocá-lo) e ofereça para ele, depois que ele acabar de cheirar, deixe cair no chão, mas não em cima dele, se não é aí que ele grita mesmo!

3 - Quando ele acabar de comer o alimento, deixe-o novamente cheirar sua mão. Depois, tente ir acariciando o bichinho.

Faça isso umas duas vezes por dia, quando achar que ele se sente seguro o bastante com você, tente pegá-lo! =D

8 de mar. de 2008

Itens da gaiola :)

Um hamster deve possuir, no mínimo, uma gaiola. Recomendo que comprem uma e não façam uma em casa, a não ser que sejam especialistas nisso. Compre uma gaiola realmente espaçosa, porque, por maior que ela seja, grande espaço será 'comido' pelo comedouro, bebedouro, rodinha, casinha e outros. Para vocês terem uma idéia, possuo um único hamster e ele possui uma gaiola de cinco andares apenas para si.
Aqui vão algumas dicas básicas para seguir na hora de comprar as coisas para seu hamster.


Gaiola:

Deve ser espaçosa e possuir pouco espaço entre as grades. Obviamente possuirá a base de plástico, prefira gaiolas com abertura para essa parte.* Hamster ADORAM brincar lá.
Você perceberá, com o tempo, que a pata do animalzinho afunda conforme ele vai andando pela gaiola. Há um jeito de se resolver isso. Compre uma daquelas telinhas que se vendem em lojas geralmente especializadas em plásticos.**


Comedouro:

Pode ser feito de madeira, plástico ou qualquer outra coisa. Porém, prefira o de plástico, que exala menos odor. Deve estar sempre cheio e não se importe se seu hamster subir em cima dele para comer: eles sempre farão isso.


Bebedouro:

Existem os tipo mamadeirinha e os que são como os comedouros. Recomendo os mamadeirinha, pois são de fácil sucsão e os tipo tigela podem fazer com que seu hamster acaba caindo dentro dele, o que, no frio, pode render um resfriado.


Casinha:

Podem ser de madeira ou plástico, também. Possui as duas. Recomendo mil vezes mais a de plástico, porque a de madeira exala um cheiro insuportável e que é passado para seu hamster. Quando sua hamster(se for fêmea) levar palhazinhas e algodões para a casinha, PODE ser sinal de que esta prenha.


Brinquedinhos:

Brinquedinhos como rodinhas(que meu hamster ignorou :[ ) são uma boa pedida. O hamster necessita da rodinha para se exercitar, mesmo que cavucar palhas seja muito cansativo. Você também pode inventar brinquedos, como rolos de papel higiênico.



*Hamster amam ir para a parte onde se encontra a palha e ficar cavucando lá. Caso a gaiola que você vá comprar não possua essa abertura, faça como eu fiz com a gaiola do meu: corte com alicate alguns ferrinhos. Porém, cuidado paa não deixar as pontinhas machucar seu bichinho. Caso não queira cortar a gaiola, se possível, tire a base toda de lá, mas saiba que você tirará grande espaço cujo seu hamster poderia andar.
** Hamsters gostam tanto dessa tela que, onde você não colocá-la, dificilmente ele andará no local. Na hora de pôr essa tela, vá passando ela entre os ferrinhos da grade.

6 de mar. de 2008

Limpeza da Gaiola, como faço?

Essa é uma das partes mais trabalhosas quando se têm um hamster: Limpar a Gaiola dele.
Quando chega sábado(dia que escolhi para fazer a limpeza da gaiolinha dele) já acorcor com preguiça... =P

Pois bem, escreverei em passos, pois assim facilitarei o seu entendimento.

1°: Tire a palha ou as pedrinhas da base de sua gaiola e jogue-as fora. Tire a ração do comedouro e ponha-as dentro de um saquinho. Finalmente, retire toda a água do bebedouro.

2°: Pegue todos os itens da gaiola(comedouro, bebedouro, casinha, rodinha(se for possível retirá-la da gaiola)...) e coloque-os numa mistura de uma colher de sopa de água sanitária para dois litros d'água, durante quinze minutos.

3°: Após esse tempo, pegue os objetos contidos no balde e lave-os(com buxa e sabão neutro) bem.

4°: Volte a ração no comedouro de seu hamster, coloque água no bebedouro, palha ou pedrinhas na parte de plástico da 'jaulinha' e então devolva todos as coisas da casinha de seu hamster dentro da gaiola.

A limpeza de sua gaiola está feita! Opaa... de sua não!... Do seu hamster!! :-P



*Onde deixo meu hamster durante o tempo de limpeza da gaiola?

Em qualquer lugar que não seja de papelão, papel ou qualquer coisa que o hamster possa roer. Existe também a hamster ball, uma bola para hamster entrarem dentro e poderem passear pela casa, sem que você tenha medo de perde-los. Antes de ter a hamster ball, deixava meu hamster numa bombonier de vidro grande, enquanto meu irmão olhava o pequenino para mim.

Banho no hamster, pode?

Está aí o assunto que eu mais vi causar polêmina sobre hamsters! Uns dizem que pode-se, sim, dar banho em hamster, mas outros...

Aqui, estou falando da MINHA opnião, por isso, peço que não levem a mal o que direi nesse post...

Acredito que dar banho em hamsters não é lá muito bom. Pois, pela humidade, pode causar o surgimento de fungos no animalzinho, piorando muito a saúde(que já é frágil) dele. Além do que, os hamsters são extremamente limpos!
Existe o pó para banho seco, nunca usei, pois nunca precisei, meu hamster jamais teve cheiro ruim.
Caso necessário, pode-se humidecer um algodão e passar no animalzinho, que, além de aliviar o calor dele nos dias muito quentes, ainda o limpa!

Alimentação

Ainda que muitas coisas sejam necessárias para uma boa saúde de seu hamster, acredito que a alimentação do bichinho é a mais importante.

O que DEVO dar ao meu hamster?

*Frutas
Frutas são saudáveis e hamsters gostam bastante! O meu(hamster Anão Russo Winter White) gosta muito de maçã, porém, vou logo avisando uma coisa: Em grande quantidade, essa deliciosa comidas podem fazer mal, pois têm muito açúcar. Alguns exemplos de frutas:Morango, pêra, banana, kiwi, caqui, uva ou maçã. Em excesso, frutas dão diarréia ao hamster. Quando isso acontecer, dê a ele uma rodelinha de banana, pois ajuda! ^^

*Verduras e Legumes
Verduras são uma ótima opção, também! Porém, é bem possível que seu animalzinho não goste de algumas delas. Por exemplo, meu hamster costuma rejeitar quando coloco cenoura em sua gaiola.Jamais deve-se dar alface para seu bichinho, pois ela pode causar problemas sérios no estomago dele. (Apesar de já ter visto isso em alguns lugares...)Alguns exemplos de verduras:repolho, brócoli, espinafre, vagem, couve-flor, acelga, chicória, almeirão, couve, couve-de-bruxelas, cenoura, abóbora, nabo, batata inglesa ou batata doce.Curiosidade: Pode-se pôr também pepino na gaiola de seu hamster, mas nesse caso, retire a água de lá. Sim, o pepino substitui a água! E os hamsters costumam gostar!!

*Outros
Apesar de ter o nome 'outros', essa parte é a mais importante, pois é onde se encaixam as sementes. Pelo fato dos dentes do hamster estarem sempre em crescimento, como nossas unhas, o hamster necessita roer coisas. Em lojas especializadas em animais, pode-se encontrar rações prontas para hamster. Costumam possui sementes de girassol e milho e raçõezinhas.

O que NÃO DEVO dar a meu hamster?

Pelo fato de que os hamster vieram do deserto, por puro instinto, comem quase tudo o que vêem pela frente.
Aqui, vou ser rápida. As coisas que hamsters não devem comer são: frutas cítricas, abacate, pêssego, figo ou alface.

*Remédios
Não existe nenhuma NECESSIDADE dos hamsters de terem de receber um remédio. Porém, existem complementos que ajudam no bom crescimento do hamster. Eu dou um para o meu, chama-se 'Roevit' (Olha a propaganda... XD) que, eu percebi, deixou meu hamster com o pêlo mais bonito e sedoso e o bichinho pareceu mais animado.

Ainda não comprei meu hamster, que fazer?

*Têm certeza de que deseja ter um bicho? E, principalmente, um hamster, um dos animais mais frágeis?
Costumam achar essa pergunta besta ou boba, porém é importante respondê-la. O hamster NECESSITA muito de atenção. Não adianta deixar o bicho largado e depois reclamar que ele te morde.

*Primeiramente, procure no maior número possível de fontes (sites, enciclopédias...) informações sobre seu hamster e sobre a raça da qual quer.

*Recomendo que, antes do animalzinho mudar-se para sua casa, compre-se um caderno de anotações para que se possa escrever todas as informações possíveis sobre hamsters. Assim, a energia pode cair ou o mundo desabar, você não ficará a mercê de seu veterinátio ou site favorito para que possa tirar uma dúvida sobre seu pequeno amigo.

*Na compra do hamster, verifique se seus olhos estão brilhantes, o pêlo macio e certifique-se de que o hamster é do sexo que você deseja(Recomendo o macho, pois a fêmea costuma ser demasiadamente difícil de se manuseat).

*E as vacinas?
O hamster não precisa de vacina nenhuma, pois não transmite doenças. Ainda que ele faça xixi em sua mão, é apenas lavá-la e está tudo bem. Agora, ele pode muito bem ficar resfriado(um dos principais sintomas é o constante espirro que o hamster dá), caso isso aconteça, é ´so colocar um lençol ou algo parecido em cima da gaiola, para que a toalha barre o vento, que já ajuda muito. :D